Nº de Visitantes contador de visitas
Wohnungen Frankfurt

terça-feira, 31 de maio de 2011

Marketing Pessoal nas Redes Sociais!

As redes sociais tiveram como objetivo inicial o contato entre amigos. O Orkut foi criado para reunir um grupo, digitalmente. Novas redes, então, foram criadas com o mesmo objetivo: segmentação. O Myspace agregou a música, o Linked, o networking e, através do Twitter se começou a seguir pensamentos, cada qual com a sua propriedade. Assim foi iniciada, nas redes, a disseminação do marketing pessoal. Para utilizar as redes sociais, de certa forma é preciso agir como na nossa vida real. É preciso tomar alguns cuidados com privacidade e transparência. Ao contrário do que muitos pensam, que na internet todos são anônimos, na realidade, a transparência fala mais alto. Qualquer informação enganosa é descoberta rapidamente e a crítica pode ser postada (e permanecer pública) em algum blog ou site, manchando por muito tempo a imagem que se demora tanto para construir. O uso de muitas palavras podem ser usadas contra você. Portanto, não fale mal da empresa onde trabalha, do chefe ou dos seus colegas, não transmita revolta, não utilize gírias ou cometa erros de ortografia, não utilize o Twitter para reclamar da vida, cada um já tem os seus problemas e são suficientes. Utilize as redes sociais a seu favor, poste assuntos atrativos, informações relevantes e que vão fazer diferença para quem ler. O Twitter não é bate-papo, para isso adicione seu amigo no MSN. Use as mídias de acordo com suas utilidades. O Facebook é outro grande exemplo, não coloque fotos comprometedoras, lembre-se que antes de marcarem uma entrevista de emprego, você pode estar sendo analisado, pode ser que a entrevista nem chegue a acontecer por você já ter sido avaliado e não ter passado uma boa imagem. Esse é apenas um exemplo de tantos.
Linkedin é literalmente a sua vitrine!

O fenômeno de redes sociais online é uma coisa natural que faz parte da evolução da Internet. Redes sociais online são a mesma coisa que redes sociais na vida real. A diferença é a tecnologia e o meio de comunicação.

As redes sociais atrapalham ou favorecem a vida das pessoas?
Como qualquer ferramenta, seja tecnológica ou mecânica, tudo depende de como se é usado. Isso vale também com qualquer site na internet como Orkut, Twitter, facebook, etc.

Se você usar com sabedoria, conseguira extrair o melhor de cada ferramenta. Portanto, vale a pena ler bastante sobre o assunto e também refletir um pouco sobre a sua utilização.

Usando as redes sociais a seu favor, suas ações para incrementar seu marketing pessoal tornam-se bem mais eficientes.


Camila Mota, Aluna do curso de Marketing da Universidade Castelo Branco, 24 anos, atua a 3 anos em uma Importadora e Exportadora.

3 comentários:

  1. Excelente iniciativa. Procurei na internet um site que falasse sobre a autopromoção e encontrei este Blog. Devo admitir que estávamos precisando de uma página que trouxesse um conteúdo voltado para esse instrumento tão importante e poderoso que é o Marketing Pessoal. Esse Post foi bem explicativo, ilustrou vários aspectos interessantes a respeito de redes sociais e ajudou profundamente minha pesquisa. Aguardo Ansioso o próximo Post.

    Toni

    ResponderExcluir
  2. Realmente as redes sociais são hoje uma forma de Marketing Pessoal bastante satisfatória. Como você mesma disse isso vai epender, é claro, da forma que é usada.

    ResponderExcluir
  3. O cuidado que devemos ter é que as pessoas muitas vezes mostram nas redes sociais somente o lado que interessa. Por isso o contato direto vai ser sempre fundamental.

    ResponderExcluir